A limpeza hospitalar é fundamental para proporcionar conforto, bem-estar e segurança para pacientes e profissionais da saúde. Contar com procedimentos adequados e padronizados torna-se ainda mais relevante quando levamos em consideração os dados sobre as taxas de infecção hospitalar:
– De acordo o Ministério da Saúde, 14% dos pacientes internados no Brasil são vítimas de problemas relacionados à infecção hospitalar.
– Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 234 milhões de pessoas passam por procedimentos cirúrgicos por ano. Pelo menos um milhão desses pacientes morrem por conta de infecção hospitalar. Além disso, sete milhões têm complicações pós-operatórias devido esse tipo de problema.
Além de higienizar as mãos – uma das formas mais assertivas de conter a infecção hospitalar –, é possível inibir o problema e outras doenças através de protocolos padronizados e rigorosos de limpeza. Pensando nisso, reunimos boas práticas relacionadas à higienização de artigos não críticos.
COMO HIGIENIZAR ARTIGOS NÃO CRÍTICOS
Os artigos não críticos oferecem baixo risco de contaminação. Neste contexto, estão os equipamentos que costumam entrar em contato com a pele íntegra (sem presença de lesões), e objetos que não entram em contato direto com o paciente.
Podemos citar como exemplos de artigos não críticos ambientes, como recepção, administração e corredor de acesso. Além disso, comadres (aparadores), estetoscópio, esfigmomanômetro, aparelho de pressão, cubas e termômetro são outros instrumentos considerados artigos não críticos.
A higienização desses equipamentos e superfícies pode ser feita através da implantação de procedimentos simples. Isso porque a limpeza de artigos não críticos requer uma desinfecção de baixo ou médio nível. Dessa maneira, o método adequado pode ser realizado com água, detergente e ação mecânica.
No entanto, existe uma forma mais fácil de fazer a higienização de artigos não críticos. Com o Wipe Germ é possível desinfetar instrumentos e superfícies de estabelecimentos de saúde de maneira prática e rápida.
COMO O WIPE GERM AJUDA NA LIMPEZA DE ARTIGOS NÃO CRÍTICOS
O Wipe Germ foi desenvolvido para auxiliar profissionais na hora de manter a limpeza hospitalar em dia. A fórmula do lenço umedecido possui Quaternário de Amônio, importante aliado no combate contra mais de 20 tipos de microrganismos.
Por ser pronto para uso, o lenço possibilita que os métodos de limpeza e desinfecção sejam padronizados, facilitando no momento de otimizar tempo e organizar tarefas. Isso porque o processo não requer preparação prévia da superfície e não necessita de força para obter eficácia.
Além disso, o Wipe Germ proporciona economia de materiais, como gazes, algodão e papéis – que podem deixar resíduos em equipamentos e superfícies. Para utilizá-lo em artigos não críticos, basta aplicar na superfície e deixar secar por cerca de dois minutos.
Quer conferir mais detalhes sobre o Wipe Germ? Acesse nosso site e veja como o lenço umedecido auxilia na limpeza de estabelecimentos de saúde.