A limpeza e higienização adequadas são de extrema necessidade para remover toda a sujeira das superfícies e equipamentos de clínicas de estética. Além disso, seguir os procedimentos corretos de limpeza é o que vai garantir a proteção não só dos clientes, mas também dos profissionais.
A pandemia do coronavírus evidenciou para o público em geral que as mãos constituem uma das principais vias de transmissão de microrganismos, transferindo-os de uma superfície para outra pelo contato direto (pele com pele) ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados.
No caso das clínicas de estética, assim como ambientes de atendimento similares onde existe um fluxo determinado de pessoas, os microrganismos mais comuns são pertencentes à microbiota transitória: sendo aqueles que colonizam a camada mais superficial da pele e consequentemente são os mais propensos a serem transferidos para superfícies, como bactérias gram-negativas (E. Coli) e bactérias não fermentadoras (Pseudomonas aeruginosa), além dos fungos (Candida Albicans).
Os microrganismos podem causar diversos problemas de saúde, como: infecções; doenças como gripe, herpes, hepatite, reações alérgicas e micoses. Por isso, é preciso ter atenção nas áreas onde as pessoas colocam as mãos com frequência, como maçanetas, interruptores de luz e controles remotos.
E, como estamos falando de um local que promove a saúde e bem-estar de pessoas, a limpeza de clínicas de estética precisa ser realizada corretamente. Por isso, é necessário entender como funciona esse procedimento, que normalmente é realizado em duas etapas distintas:
- Limpeza: está relacionada à remoção de sujeiras de áreas, como paredes, móveis e equipamentos. O processo é feito com água, detergente neutro e ação mecânica manual;
- Desinfecção: vai destruir os microrganismos patogênicos existentes em artigos e superfícies. Para realizar esse método, é necessário aplicar uma solução germicida – costuma contar com álcool 70%, hipoclorito 1% e quaternário de amônio 5%.
Neste contexto, uma opção prática, eficiente e econômica para a limpeza de clínicas de estética são os lenços umedecidos Wipe Germ. Trata-se de um lenço umedecido com ação desinfetante para uso profissional em estabelecimentos de saúde, que limpa e desinfeta simultaneamente. Possui eficácia comprovada contra todos estes exemplos, sendo capaz de eliminar os vírus e bactérias de forma segura e eficiente.
O Wipe Germ pode ser utilizado tanto na sala de espera quanto na área de atendimento para limpeza e desinfecção de macas, bancos e mochos, carrinhos auxiliares, gaveteiros, monitores, pias, paredes e o exterior de aparelhos de atendimento como ionizador, vaporizador, vacuoterapia e peeling.
POR QUE USAR O WIPE GERM HOSPITALAR EM CLÍNICAS DE ESTÉTICA?
Confira abaixo alguns dos principais benefícios de utilizar o Wipe Germ hospitalar em clínicas de estética:
- Padronização: O Wipe Germ auxilia na padronização da limpeza de ambientes. Com o lenço umedecido não é necessário utilizar força ou preparo prévio da superfície, procedimentos que são essenciais quando é realizado o método tradicional. Isso faz com seja mais fácil manter um padrão na limpeza.
- Substituição de produtos: É de conhecimento que clínicas de estética possuem processos de higienização frequentes e bem definidos. Entre eles, está a limpeza e higienização de bancadas, pias paredes e lixeiras. O processo padrão é feito com água e sabão, seguido de aplicação de um pano ou papel descartável embebido em solução de álcool 70% ou em hipoclorito a 1% no caso das lixeiras. Ainda, alguns equipamentos como espátulas, cureta e afins devem ser higienizados antes de passar pela esterilização em autoclave. O Wipe Germ se enquadra em todas essas situações, podendo substituir todos os itens de limpeza mencionados.
- Reduz o tempo de limpeza e diminui os gastos: O método tradicional demanda mais tempo e conta com um custo mais elevado devido ao uso de materiais secundários, como panos, produtos desinfetantes. Além de otimizar tempo, o Wipe Germ diminui o risco de contaminação cruzada, mantém o ambiente protegido contra mais de 20 microrganismos diferentes e economiza a utilização da água.
Outro ponto favorável do Wipe Germ em relação ao processo de limpeza habitual é a sua secagem rápida, que colabora para evitar a umidade em excesso nas superfícies.